8 dicas para planejar uma cozinha pequena

Hoje em dia as cozinhas já não têm aquele tamanho como as das casas das nossas vós e não é fácil se virar em espaços minúsculos, portanto é preciso saber como planejar a cozinha para que seja funcional.

A cozinha-corredor é o tipo mais corriqueiro nos imóveis de pouca metragem. As cozinhas-corredor são aquelas estreitas e compridas, abertas ou não para a área social.

Na maioria dos casos, elas só permitem a utilização de móveis e equipamentos em uma das paredes.

Por isso, devemos planejá-las adequadamente, levando algumas questões em consideração:

1) Setores da Cozinha

Nos projetos de cozinhas pequenas, sempre tem que ser considerado o aspecto funcional do espaço, as funções básicas da cozinha.

2) Armários de Cozinha

Muitas vezes quando pensamos em cozinhas pequenas já vem na cabeça à ideia de lotar a parede com armários até o teto, o que é válido para aumentar a área de armazenamento dos alimentos e dos utensílios, mas por outro lado pode causar a sensação de um espaço sufocante e opressor.

3) Ordem dos equipamentos

Geladeira – pia – fogão. A disposição desses equipamentos lado a lado e nessa ordem permite um fluxo de trabalho racional e funcional.

A pia entre a geladeira e o fogão separa os eletrodomésticos e ajuda a controlar a diferença térmica entre o frio da geladeira e o calor do fogão.

4) Iluminação

A luz sempre amplia os espaços, na cozinha é importante ter uma ótima iluminação tanto natural durante o dia como artificial a noite, as cores e as texturas dos alimentos precisam ser bem percebidas para facilitar a higiene.

O ideal é manter a pia em frente à janela, pois é onde lavamos os alimentos.

5) Circulação

Entre duas paredes estreitas e compridas, a cozinha-corredor se desenvolve em espaço limitado.

O espaço de circulação livre entre a bancada e a parede, por exemplo, deve ter no mínimo 90cm para que seja confortável ao usuário.

Lembre-se que você precisa circular e abrir as portas dos eletrodomésticos e dos móveis com folga, por isso eles não devem ser colocados um de frente para o outro.

6) Exaustão

Como as cozinhas pequenas e estreitas são ambientes com poucas aberturas e, muitas vezes com comunicação para a sala, será necessária uma boa coifa para remover os odores da cozinha.

7) Móveis

Opte por não usar puxadores nos móveis. Como a cozinha-corredor é estreita, quanto menos elementos estiverem sobressalentes melhor.

Opte por usar cavas nos armários com perfil metálico ou fecho-toque.

8) Cores para a Cozinha

As cores claras são ótimas para as cozinhas pequenas, pois refletem melhor a luz e ampliam a sensação de espaço, o branco e o amarelo são boas cores para a cozinha.

As cores escuras podem ser usadas para dar profundidade em contraste com superfícies claras.

Em cozinhas pequenas menos é palavra de ordem, literalmente, pois caso contrário é impossível achar espaço para guardar tanta tranqueira.

Concorda comigo?

Gostou das inspirações? Então faça seu projeto de móveis planejados na Nogueira Móveis Planejados e crie móveis exclusivos, criativos e funcionais!

Comente

Seu email não será publicado.